domingo, 7 de dezembro de 2014

CARAVANA DA CULTURA NA CASA DE EDILSON LIMA

07 de dezembro  Por Sizinio Neto
Caravana  (38)
CARAVANA DA CULTURA: É um movimento desenvolvido e criado por artistas e amantes da cultura de nossa cidade, com o intuito de impulsionar e manter viva a arte em Itapetinga. Conhecidos popularmente como caravaneiros, a figura mor é representada pelo coordenador do evento, Sr. Agnelo Nunes, incansável em organizar e agendar as caravanas que já tem percorrido vários lares da cidade. Sem fins lucrativo, conta apenas com o apoio dos seus membros e representantes.
Não há normas e muito menos estatuto que a rege. Sobrevive longe da burocratização de tantas entidades que existem apenas no papel e pouco fazem pelo movimento cultural e artístico.  A Caravana Cultural está aberta a todos que queiram participar com música, poesia, humor, cordel e tudo que faz bem ao coração e a alma.
Caravana  (38)A Caravana da Cultura esteve na residência do Comunicador Edilson Lima dos Santos, no Bairro Recanto da Colina, na noite de sábado (06/12/14), prestando-lhe uma homenagem pelos seus 33 anos de comunicação e pelos relevantes serviços prestados à comunidade itapetinguense.
Edilson Lima que começou como discotecário na Rádio Jornal AM de Itapetinga, em 1981, foi o primeiro locutor a explorar as ondas sonoras da Rádio Fascinação AM, em 1984, e ao longo dos últimos trinta e três anos nunca se afastou das suas origens, nem mesmo quando assumiu cargo eletivo de vice-prefeito (período de janeiro de 2009 a dezembro de 2012).
Caravana  (143)Sempre foi o Comunicador das Madrugadas através do Programa Sertão Moderno, das 05:00 às 07:00h da manhã, ao lado do seu braço direito Zé Carlin (Comediante) que anima o programa com bom humor e muita piada.
Os dois fazem sucesso na cidade e no campo, sempre com muito humor, muita música e informações com a participação da esposa do Comunicador Edilson Lima, sua companheira de todas as horas, Adriane Brito.
Lima é casado com Adriane Brito (Professora e Locutora) e o casal tem três filhos, duas mulheres e um homem. Inclusive sua filha mais velha está cursando faculdade no estado do Espírito Santo.
Lima como é carinhosamente tratado pelos ouvintes e amigos, sempre foi uma pessoa acessível, um comunicador que desenvolve um trabalho social sem muito alarde, não gosta de divulgar o que faz pela comunidade.
Sempre que é procurado para ajudar, servir o próximo, nunca diz não, caso não tenha condição de ajudar do próprio bolso, sempre procura um jeitinho de indicar alguém que possa sanar o problema ou ainda usar do prestígio e credibilidade de seu programa para conseguir.
Seu lema maior é ajudar a todos que necessitam, principalmente as pessoas carentes da comunidade. Lima coleciona troféus e títulos de Destaque na área de Comunicação e tem orgulho de ser chamado ou tratado de Radialista ou Comunicador, que usa do seu prestígio e credibilidade para levar alegria aos seus milhares de ouvintes.
Caravana  (80)A CARAVANA DA CULTURAem número de oitenta pessoas participou desse Congraçamento numa noite memorável, ao ar livre, na área de jardim da residência do homenageado (Edilson Lima), numa noite de clima agradável, ao som de muita Cultura.
O Sr. Agnelo, carro-chefe do Movimento Cultural elaborou uma programação extensa onde todos os artistas tiveram a oportunidade de se expressar e render homenagens à família de Edilson Lima.
O palco foi improvisado ali mesmo na entrada da ampla residência do comunicador ao som dos artistas que se revezaram e deram de si para uma noite que ficou na história. Todo ato solene foi divulgado em tempo real através da TV Catolé, sob o comando do radialista web design Gilson Vasconcelos.
Caravana  (81)Presença dos artistas que representam a Cultura do nosso município, a exemplo componentes do Movimento Caravana da Cultura, entre outros: Gilson de Jesus (Poeta e amante da cultura), Dona Silvina, Daniel Moreira (Poeta e Contador de Causos), Joilson Castro (Altemar Dutra de Itapetinga/Voz e Violão de ouro), diversos artistas da área musical e cultural – Zé Ferreira, Eduardo Fiscina, Juá da Bahia, Jai dos Teclados…
… Mundinho, Waldeck Ladeia, Sérgio Ricardo (Policial Militar e Artista Plástico), Péricles Paulo, Eliene Portela (Redatora do Jornal Dimensão e Locutora Esportiva), Maurício Gomes (Diretor de Cultura, escritor, historiador, ator, pedagogo e professor de artes cênicas), Chico Ferro Velho e a esposa, Luzia Coelho e o esposo Coelho Dias), Adilson Poeta, Moisés Serafim e a esposa, José Mauro da Pax Perfeição (empresário e poeta), os cantores de moda de viola: (João do Campo & Vadim Viola Verde), Eutímio & Caboclo), Zaguinha & Eutímio), Zé da Viola, Zé Mendes Sanfoneiro…
Imprensa local: Hernando Cardoso, Sizinio Neto e sua esposa Cris Sousa, Gilson Vasconcelos, César Soares, Davi Ferraz (Sudoeste Hoje), Cáscio Brito (Diretor da Rádio Fascinação AM), Jornal Dimensão, Blog do Zé Ferreira, entre outros.
Programação:
Caravana  (37)O primeiro a se apresentar depois dos cumprimentos aos anfitriões da noite, foi o personagem de Nei de Massú, com o velhinho Catulino Pereira da Silva, em homenagem a seu avô, um homem do campo que amava a natureza e valorizava a vida, sem apego a modernidade, tecnologia ou costumes.
Seu Catulino Pereira foi uma atração à parte, pois arrancou aplausos de todos os participantes e boas gargalhadas numa performance de ator de novela.
Caravana  (134)Em seguida veio a Cantiga de Roda com Dona Silvina interagindo com o público presente. Depois foi franqueada a palavra ao anfitrião Edilson Lima que ficou bastante emocionado e agradeceu ao Movimento Cultural e aos convidados pela homenagem.
Juá da Bahia, artista completo, fez bonito ao interpretar a canção Rio Catolé no estilo Voz e violão. Luizão da Automecânica (poeta), recitou um verso e encantou a todos. Em seguida todos os artistas se apresentaram no palco, com única apresentação cada e fizeram bonito.
Caravana  (1)Ao final do evento, ouve aquele abraço fraterno aos anfitriões da casa que receberam um abraço de cada participante, pois o primeiro abraço foi cultural, onde cada artista se expressou da melhor forma possível durante o evento.
Por último estava reservado aquele jantar regado a refrigerante e cerveja. Frango Assado, farofa, arroz branco, sarapatel, muita pimenta, um espaço maravilhoso e muita prosa durante o jantar.
Edilson Lima e Adriane Brito ficaram felizes e agradeceram a todos e foram muito receptivos.



Clique na Galeria abaixo e veja todas as Imagens do Evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário