quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O QUÊ SE COMEMORA HOJE?


Hoje, 5 de novembro comemoramos as seguintes datas:
  1. Dia da Cultura e da Ciência
  2. Dia do Cinema Brasileiro
  3. Dia do Radioamador Brasileiro
  4. Dia do Técnico Agrícola
  5. Dia do Designer
  6. Dia do Técnico em Eletricidade
  7. Dia do Técnico em Eletrônica
  8. Dia Nacional da Língua portuguesa
     
    No dia 5 de novembro, aniversário de Ruy Barbosa, é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Cultura. A data é comemorada desde 1970. 
    Um dos maiores políticos da História do Brasil, Ruy Barbosa de Oliveira  nasceu em Salvador, no dia 5 de novembro de 1849. Faleceu na cidade de Petrópolis em 1° de março de 1923. Além de político, atuou como jurista, diplomata, escritor, filólogo e tradutor.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ruy_Barbosa

    "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."

    “A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é, sobretudo, o maior elemento de estabilidade das instituições.”

    (RUY BARBOSA)

    A cultura vem sendo valorizada em todo o país através de leis de incentivo e mobilizações sociais, a fim de que mais pessoas tenham acesso às ações culturais desenvolvidas não só no Brasil, mas também em outros países.
    Para o antropólogo, Roberto da Matta, a relação dos brasileiros com a sua cultura é através de suas festas populares, manifestações religiosas, literatura e arte, desfiles carnavalescos e paradas militares, leis e regras (quando respeitadas e quando desobedecidas), costumes e esportes. A partir disso surge um Brasil complexo, que não se submete a uma fórmula ou esquema único, o que transforma o Brasil em um país tão diversificado como diversificados são os rituais, conjunto de práticas consagradas pelo uso ou pelas normas, a que os brasileiros se entregam.

Dia da Cultura e da Ciência
Comemoração do Brasil, conforme Lei Nº 5.579 de 19 de maio de 1970, que também é conhecida como "Dia Nacional da Ciência e Cultura Brasileira", para marcar a data do nascimento do Jurista brasileiro, Rui Barbosa de Oliveira, que veio ao mundo em 5 de novembro de 1849, e que foi uma figura exponencial da ciência e da cultura no Brasil e no mundo, mas que também é tido como símbolo maior da elite conservadora brasileira, por haver queimado os arquivos da escravidão [segundo ele para "acabar com o passado negro do Brasil"], numa atitude aparentemente nobre e positiva [como foi alardeada durante longo tempo], favorecendo a elite conservadora brasileira de então e impedindo que conheçamos uma parte importantíssima da história do nosso país e, consequentemente, da nossa cultura o que em muito ajudaria compreendermos melhor o singular e complexo processo de formação da sociedade brasileira e os caminhos a serem percorridos para a superação do nefasto legado que foi a escravidão dos negros no Brasil.
Fonte:
http://diasde.com/5-de-novembro/#ixzz3ICGiJpB5



Dia do Cinema Brasileiro 
Celebrado extra-oficialmente no Brasil, para marcar a data da morte do cineasta, diretor de cinema, escritor, acadêmico, músico, ator, produtor, pintor, artista plástico, político, crítico, roteirista e ativista brasileiro, Humberto Mauro, que faleceu em 5 de novembro de 1983, e que é tido como "Pai do Cinema no Brasil", enquanto um dos pioneiros do cinema brasileiro, produzindo filmes sempre com temas do Brasil entre 1925 e 1974, e autor do mais significativo ciclo regional do cinema brasileiro, iniciado em 1926 com "Na Primavera da Vida", além de contar com importantes cineastas do Brasil como seus admiradores declarados, e ter sido inspiração principal da geração do Cinema Novo no Brasil durante seus últimos anos de vida, dando colaboração informal a cineastas brasileiros, quando já não mais dirigia filmes, e tendo sido homenageado no Festival de Cannes como um dos cineastas mais importantes do século XX, apesar de não ter feito carreira internacional, por conta das limitações do seu tempo de atividade.
Fonte:
http://diasde.com/5-de-novembro/#ixzz3ICGnz2YC


 Dia do Radioamador Brasileiro

FOI UM PADRE BRASILEIRO QUE INVENTOU O RÁDIO

A história do Radioamadorismo no mundo é repleta de acontecimentos tão relevantes para a humanidade, que até nossos dias são contados, lembrados e relembrados pelo fato de que nada foi pedido, tudo foi, está e será usufruindo por nos habitantes deste planeta.
    Vários cientistas de renome como André Marie Ampère, Galvani, Alessandro Volta, Samuel Morse, Hertz, Padre Roberto Landell De Moura, Marconi, e muitos outros participaram deste rol de boas novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário