segunda-feira, 8 de setembro de 2014

ARTE LITERÁRIA, CINEMA E EDUCAÇÃO

UESB divulga lista de filmes e livros para o Vestibular 2015
por Juliana Silva

Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, acontece o Vestibular Uesb 2015. Os candidatos que forem participar do processo seletivo, além da redação e das provas objetivas das disciplinas básicas, precisarão responder perguntas sobre livros e filmes que são exigidos pela Universidade. Para aqueles que desejam ingressar na Uesb já ir se preparando, a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) divulgou a lista com os nomes das obras que serão cobradas nas provas do processo seletivo deste ano.
Ao todo, foram selecionados três filmes e três livros. Um dos filmes que será cobrado no vestibular 2015 é o documentário “Garapa”, do cineasta José Padilha, que ao acompanhar a vida de três famílias famintas no estado do Ceará, retrata a seca no Nordeste, a fome enfrentada pelas personagens e, consequentemente, a miserável paisagem.
“Les Quatre Cents Coups” cujo título no Brasil é “Os Incompreendidos” é outro filme que faz parte da lista divulgada pela Copeve. O longa francês de 1959, dirigido por François Truffaut, narra a história do jovem parisiense Antoine Doinel, um garoto de 14 anos que se rebela contra o autoritarismo na escola e o desprezo dos pais. Rejeitado e em busca de atenção, ele passa a faltar as aulas e cometer delitos.
O último filme da lista é o longa “À Beira do Caminho”, de Breno Silveira. A obra conta a história do caminhoneiro João, que deseja cruzar o país sozinho. Mas, em uma de suas viagens, descobre que Duda, um menino órfão de mãe, se escondeu em seu caminhão e que ele deseja chegar até São Paulo para conhecer seu pai. Á contragosto, João aceita levá-­lo até a cidade mais próxima, no entanto, durante a viagem nascem elos entre os dois.
Já “O Triste Fim de Policarpo Quaresma” é uma das obras literárias selecionadas. Escrito por Lima Barreto, o romance é o principal representante do pré-modernismo brasileiro. O livro narra em terceira pessoa a história do Major Quaresma, um homem extremamente patriota, fiel e adorador do Brasil.
De João Guimarães Rosa, o livro “Sagarana” também será cobrado no processo seletivo. Publicada pela primeira vez em 1946, a obra traz nove contos referentes ao universo do sertão, com seus vaqueiros, jagunços e todas as peculiaridades do sertanejo nordestino.
"Clepsidra", de Camilo Pessanha, finaliza a lista de obras literárias. O livro, que marca o ápice do simbolismo português, traz poemas sobre a fragilidade da vida e da condição humana, a efemeridade de tudo quanto passa, a perda, a inutilidade do que se faz ou vive.
Para aumentar suas chances de aprovação no vestibular, não deixe de assistir ou ler as obras selecionadas pela Universidade. Para mais informações, entre em contato com a Copeve de Itapetinga pelo telefone (77) 3261-8604; de Jequié, (73) 3526-8605; e de Vitória da Conquista, (77) 3424-8720.

FONTE:
Assessoria de Comunicação UESB

Nenhum comentário:

Postar um comentário