sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Oscar 2015: os principais duelos pela estatueta de ouro

Academia de Hollywood divulga os indicados e confirma o favoritismo dos filmes 'Boyhood' e 'Birdman'. 'O Grande Hotel Budapeste' surpreende e recebe nove indicações

Duelo pelo Oscar (Foto: Thinkstock)
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta quinta (15) os indicados a 87ª edição do Oscar. No ano em que grandes nomes do cinema como David Fincher, Tim Burton e Angelina Jolie lançaram seus filmes de olho nas indicações, quem se destaca são o indie Boyhood: da Infância a Juventude, de Richard Linklater, e o sarcástico Birdman (Ou a Inesperada Virtude da Ignorância) de Alejandro Gonzalez Iñarritu. As duas produções concorrem entre si nas principais categorias, tendo como principal adversário o cult O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson, de Wes Anderson, que assim como Birdman recebeu nove indicações. Boyhood foi lembrado em seis disputas. Confira os principais duelos:

:: Melhor Filme
Boyhood x Birdman
'Boyhood' e 'Birdman' disputam prêmio de melhor filme (Foto: Divulgação)


Boyhood – A Favor: o filme estreou faz um ano no Festival de Berlim, e se mantém entre os mais comentados pela crítica e pelo público, o que mostra o seu forte apelo. A ideia de acompanhar 12 anos da vida de um garoto – e filmar durante todos esses anos, mesmo com o risco de nunca concluir o filme – é um dos pontos altos que podem ajudá-lo a ganhar o prêmio. Foi o grande vencedor do Globo de Ouro.
Contra: Parece contraditório, mas o fato de ter estreado há um ano também pode pesar negativamente para o filme, além da campanha discreta na temporada de prêmios.
Birdman – A Favor: a trama sobre um ator que tenta dar a volta por cima em sua carreira caiu nas graças da crítica. O filme tem ainda dois trunfos valiosos: o diretor mexicano Alejandro González Iñárritu, que já foi lembrado para o Oscar outras vezes, e o ator Michael Keaton, que assim como seu personagem, está reerguendo sua carreira.
Contra: Iñarrítu era o favorito ao Oscar com Babel (2007), mas perdeu. A derrota recente no Globo de Ouro também pode influenciar.
:: Melhor diretor
Richard Linklater x Alejandro Gonzalez Iñarritu
Richard Linklater ganhou a categoria no Globo de Ouro, mas isso pode ser uma vantagem para Iñárritu (Foto: Getty Images)


Richard Linklater – A Favor: Boyhood é o filme da sua vida, um projeto que ele se dedicou por 12 anos. Já foi indicado como roteirista, e tem uma carreira sólida, que inclui a trilogia de sucesso iniciada com Antes do Amanhecer.
Contra: Pode ser considerado independente demais para os padrões da Academia.

Alejandro Gonzalez Iñarritu – A Favor: Já foi indicado como diretor, e este ano concorre com um filme que é cultuado pela crítica.
Contra: O fato do também mexicano Alfonso Cuáron ter ganho na mesma categoria no ano passado.
:: Melhor ator
Michael Keaton x Eddie Redmayne
Primeira indicação de Michael Keaton na carreira pode pesar na escolha contra Eddie Redmayne (Foto: Divulgação)

Michael Keaton – A Favor: Está dando a volta por cima em sua carreira (e a Academia adora isso).
Contra: Aos 63 anos, nunca havia sido lembrado para as premiações anteriormente, fazendo uma carreira de altos e baixos com filmes comerciais.

Eddie Redmayne – A Favor: O ator inglês de 33 anos viveu uma grande transformação física para interpretar um personagem real e fascinante: o físico Stephen Hawking (e a Academia também adora isso).
Contra: Tem uma carreira promissora, e pode ser indicado (e vencer) no futuro.

:: Melhor atriz
Julianne Moore x Rosamund Pike
Julianne Moore e Rosamund Pike devem fazer a disputa mais acirrada da noite (Foto: Divulgação)

Julianne Moore – A Favor: Aos 54 anos, construiu uma sólida carreira, é uma atriz popular e já foi premiada nos três principais festivais de cinema do mundo (Berlim, Veneza e Cannes), além de ter ganho um Emmy, o Oscar da televisão. Em Para Sempre Alice interpreta uma professora diagnosticada com Mal de Alzheimer (e a Academia adora esses tipos de papeis). Indicada várias vezes, é considerada uma das maiores injustiçadas na premiação, portanto chegou a hora da Academia se redimir com ela.
Contra: Em um ano de poucos papeis femininos interessantes, Julianne não tem nenhum obstáculo para o seu primeiro e merecido Oscar.
Rosamund Pike – A Favor: Ter atuado em Garota Exemplar, um dos filmes mais badalados do ano passado, em um papel marcante.
Contra: Concorrer com a favoritíssima Julianne Moore.

:: Melhor ator coadjuvante
J.K. Simmons x Ethan Hawke
J.K. Simmons é favorito, mas Ethan Hawke tem peso de 'Boyhood' o favorecendo (Foto: Divulgação)

J.K. Simmons – A Favor: Veterano ator que se destaca em um ótimo filme – Whiplash: Em Busca da Perfeição, com atuação elogiada e considerada superior aos demais concorrentes.
Contra: A Academia resolver premiar Ethan Hawke para coroar (ainda mais) o ovacionado Boyhood.
Ethan Hawke – A Favor: Indicado três vezes ao Oscar (duas delas como roteirista), atua em um dos filmes mais aclamados da temporada – e durante 12 anos se dedicou ao projeto, algo raro no imediatismo do cinema.
Contra: O favoritismo de J.K. Simmons na categoria.
:: Melhor atriz coadjuvante
Patricia Arquette x  Emma Stone
Patricia Arquette tem 'Boyhood' a seu lado, mas Emma Stone é a nova queridinha de Hollywood (Foto: Divulgação)

Patricia Arquette – A Favor: Em quase 30 anos de carreira, fez mais sucesso na TV e.com Boyhood teve a chance de mostrar seu talento também no cinema. A premiação seria ainda uma forma de mostrar, nas entrelinhas, a admiração e o respeito ao elenco do filme, por apostar em um projeto que foi filmado ao longo de 12 anos.
Contra: A simpatia de Emma Stone como um prêmio de consolação para Birdman.

Emma Stone – A Favor: É uma das atrizes jovens mais populares e queridas em Hollywood, e se destaca em Birdman (conseguindo ser indicada e deixando para trás a colega de elenco Naomi Watts).
Contra: O favoritismo de Patricia Arquette.

Nenhum comentário:

Postar um comentário