quarta-feira, 8 de outubro de 2014

CINEMA

 Mostra de Cinema “As Origens do Neorrealismo”
por Amanda Silveira


Durante os dias 6,7,8 e 10 de outubro, acontece a Mostra de Cinema “As Origens do Neorrealismo”, que é uma iniciativa do projeto de extensão “Telas e Textos – Leituras de Cinema e Audiovisual”, coordenado por Filipe Brito, professor do curso de Cinema e Audivisual. A realização da mostra é uma parceria do projeto com o programa Janela Indiscreta Cine Vídeo.

Nas sessões, que acontecem na sala de Cinema Jorge Melquisedeque (Módulo da TV Uesb), já foram exibidos dois longas-metragens: “Roma, Cidade Aberta” e “Ladrões de Bicicleta”. Ao fim de cada sessão, os professores convidados fazem comentários sobre o filme e dialogam com o público presente.
O professor Filipe Brito, ressalta que o objetivo da mostra é promover um dialógo aberto entre os presentes. “Essa edição vem com o foco no neorrealismo e acreditamos na importância de debater esse assunto exatamente pela próprio significado desse período pós-guerra na Itália, que influenciou na cinematografia. Então, a ideia é discutir a origem e a influência desse movimento aqui no Brasil”, pontuou Brito.
Para o estudante do curso de Cinema e Audiovisual, Cosmelúcio Costa, a mostra é uma extensão do que é aprendido em sala de aula. “Além de já estarmos acostumados com isso, nos enriquece muito poder aprender com outras opiniões que vêm de fora, nos faz expandir os horizontes e buscar mais conhecimento”, disse.
Na ocasião, o professor convidou a comunidade para participar das próximas sessões, que ocorrerão nos dias 8 e 10 de outubro, sempre às 14h30: “Todo mundo está convidado a vir conferir e debater conosco. O interessante não é somente apresentar essas obras, é a possibilidade de ter esse espaço aberto para dialogar com pessoas interessadas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário