quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ITAPETINGA QUER CRESCER

ITAPETINGA NOSSA. 


QUEM CONHECE ITAPETINGA, NUCA MAIS  ESQUECE.

Itapetinga é uma cidade querida e admirada por todos aqueles que a conhece e por seus moradores. É uma cidade bonita, bem localizada no Sudoeste baiano, seu Clima é tropical Atlântico com temperatura média de 29 graus c e sua altitude é de cerca de 280 m, está  situada a uma distância de 562 km, da capital Salvador. Sua localização torna fácil o acesso a outras grandes cidades tanto no Sudoeste, quanto na região Sul, fica próxima a Vitória da Conquista, Itabuna e toda região do centro Sul baiano. Durante as décadas de 1960-1970 e 1980, Itapetinga com seu potencial agropecuário e pecuário, dominou as manchetes de noticiário Rural devido à criação de gado leiteiro e gado de corte, sendo a ser chamada a capital da pecuária da Bahia. A partir da década de 1990, vem-se revelando uma outra face do seu potencial: a industrialização, com a instalação de algumas indústrias como: a Vulcabrás-Azaléia que mantém aqui a sua matriz no Sudoeste e o Frigorífico do grupo Bertim que
exporta grande quantidade de carnes para algumas regiões, etc. Mostrando assim que a cidade também se adapta a novas mudanças globais, econômicas e sociais. Itapetinga é muito conhecida por suas festas tradicionais como: festas Juninas e vaquejada, acompanhadas de muitas comidas típicas e iguarias da região. São ótimas ocasiões em que atraem turistas de lugares diversos e movimenta a cidade. Itapetinga é uma cidade bem acolhedora e oferece lugares, ambientes agradáveis para bons passeios, momentos de lazer e esportes, lugares como: (O parque da Lagoa, o Zoobotânico da Matinha, talvez o “único” zoológico no interior baiano). A praça do Boi é o cartão postal mais conhecido da cidade que conta com inúmeros cartões postais. Itapetinga  possui algumas instituições que se julga muito importante para o desenvolvimento de uma cidade, uma sociedade, um povo. algumas delas são : A ( UESB, que agrega valores inestimáveis na formação educacional e profissional e a imprensa, que contém boas rádios e jornais: Fascinação AM, Jornal AM, Cidade FM, Itapetinga News e outros), vários veículos de informação que torna-se indispensável para o crescimento de uma grande cidade. É com tudo isso que se faz um melhor lugar para se viver. Quem conhece Itapetinga, nunca mais esquece.
Veja algumas fotos bem antigas da cidade, em preto e branco e em cores,e alguns vídeos.


 Povo de Itapetinga, que vive nela, e que de alguma forma se relacionou com essa cidade tão bonita e promissora, de solo fértil, "terra firme e gado forte", de clima agradável e gente acolhedora, celeiro cultural, e berço de artistas extraordinários e de profissionais dedicados. Itapetinga quer crescer e precisa de você.
Apelo: Ladmir Carvalho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário