quarta-feira, 20 de agosto de 2014


As lições de Picasso



A ESTRATÉGIA DO PINTOR PARA CONSTRUIR O SUCESSO


O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973) não foi só um gênio da pintura. Foi, também, um eximio mestre da autopromoção Suas técnicas foram posteriormente adotadas pelo moderno maketing, afirma o professor americano Albert Muniz, num estudo publicado no European Journal of marketing Eis uns dos principais pontos da estratégia Picasso: 

1- Busca de parceiros.
Para atrair marchands e colecionadores , Picasso oferecia-se para pintar  seus retratos.

2- Elitismo (foco nos precursores).
" Ele cultivou um pequeno círculo de críticos e compradores influentes, como  os amigos americanos Leo e Gertrude Stein. Esses precursores fomentaram a divulgação do pintor em Paris e Nova York. Estratégia elitista tal como a da Apple ou do Google."

3- Olho nos imitadores.
"Picasso sempre esteve de olho nas obras dos concorrentes", diz Muniz. Quando o cubismo (criado por ele em 1907) tornou-se moeda corrente nas exposições parisienses, em 1911 ele se distanciou do estilo. Quando se via imitado, rapidamente mudava de estilo."A carreira de Picasso é marcada pela tenção constante, de não se repetir e e de restabelecer a lealdade do público.

Fonte: Revista Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário