quinta-feira, 8 de março de 2012

VERBAS PARA PROJETOS DE ARTE

ANTONIO MACIEL

Nos ultimos anos no cenário cultural vem tendo inumeros debates com foco no desenvolvimento de uma politica cultural que atenda tanto aos profissionais das artes, quanto aos chamados amadores - aqueles produtores, que pelo prazer de fazer, leva arte, especialmente, aos grupos sociais que vivem à margem dos direitos culturais. Diante da necessidade de incentivo, um dos caminhos encontratos por varios municipios, estados e união, são editais. O Estado da Bahia adotou esse mecanismo de acesso à verba publica, e vem atendendo a muitos municipios. Em Itapetinga no ano passado, tivemos tres pontos de leitura e um cine mais cultura, este para o Rotary Club. Em Caatiba e Itororó também. Já Macarani foi contemplado com um cine mais cultura.

Neste ano de 2012 a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), lança o Calendário das Artes, abrindo a temporada de incentivo a projetos culturais, desta feita, priorizando projeto artísticos de pequeno porte. Serão prêmios de até R$13 mil. As áreas a serem contempladas são de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas. Excetuam-se apenas projetos de Mostras, Festivais, Circuitos e Feiras de Arte e Cultura. Portanto, quem é produtor de alguma dessas expressões artística deve aproveitar para tirar seu projeto da gaveta e fazer sua inscrição (gratuita) até dia 26 de março. Um diferencial importante desta chamada pública é que a avaliação dos projetos será feita de forma territorializada, com concorrência e comissões de seleção específicas em cada Macroterritório. Itapetinga faz parte do Macroterritorio 6, e o projeto deverá ser enviado para o seguinte endereço: Casa de Cultura de Mutuípe, Av. Dr. Bartolomeu Chaves, nº 95. Centro, Mutuípe - BA, CEP: 45480-000. Pelo menos 42 projetos serão premiados. A assessoria de Comunicação da FUNCEB informa que “serão realizadas videoconferências com o intuito de dar todas as orientações relacionadas. As videoconferências serão transmitidas pela internet e em salas localizadas em 32 municípios da Bahia, e acontecerão no início de março, em datas a confirmar”. No caso de Itapetinga a videoconferência acontece na Direc 14.

Outras informações estão no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes. Qualquer duvida, o interessado (a) deve procurar Antonio Maciel, na DIREC 14, rua Visconde do Rio Branco, s/n, centro – Itapetinga.

Outros prêmios e editais estão abertos pela Funart - www.funarte.gov.br. Aproveite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário